COMO CHEGAR AO EREMITÉRIO FREI AVE MARIA

quarta-feira, 28 de abril de 2010

BIOGRAFIA DO VENERÁVEL FREI AVE MARIA


VENERÁVEL FREI AVE MARIA Eremita cego dos Filhos da Divina Providência * Pogli de Ortovero (Itália) 24 de fevereiro de 1900 †




Voghera (Itália) 21 de janeiro de 1964
Nasceu em Pogli de Ortovero nas localidades de Savona no dia 24 de Fevereiro de 1900, queimou todas as etapas da idade juvenil através de uma tragédia que o tornou homem à idade de 12 anos.Aquele dia era o dia de todos os santos, 1° de Novembro, ele brincava com o seu colega, Bartolomeu Vignola, o qual tinha entres as mãos uma espingarda e pensava que estivesse descarregada, apontava em direção a César (nome de Batismo do Frei Ave Maria), que rindo lhe dizia de apertar o gatilho.


Uma brincadeira de crianças. Partiu o tiro e naquele fragor caiu o véu da escuridão nos olhos de César Pisano.Abriu-se no seu ânimo ainda inexperiente, uma grande crise moral, bem maior do que a falta física das vistas. As trevas das suas pupilas podia provocar o desaparecimento de toda a sua luz espiritual, alimentando dentro de se grande sofrimento, ódio, falta de fé e grande revolta contra a Igreja e contra Deus.Mas (eis a jogada do Corpo Místico) não se oferece só: o Senhor abre caminhos misteriosos em seu futuro.No Instituto Davide Chiossone em Gênova, onde o rapaz cego é internado, uma boa irmã das Filhas da Caridade, a Ir. Teresa Chiapponi, natural de Pianello na Vale Tidone (Piacenza) carrega sobre se este sofrimento do rapaz e com materna solicitude consegue pouco a pouco arrancar dele aquele sentimento amargo. E com o seu jeito afável recebe do rapazinho o primeiro sorriso. E o conduz à fé.O bom germe cresce e amadurece. A conversão está preste para acontecer. (de conversão podemos falar efetivamente também se tratando de um rapazinho que ainda não saiu da adolescência). Pobre rapaz! Não tinha que pagar por nenhuma culpa. Foi sempre um rapaz bom, vivaz; e a cegueira fez dele uma vítima inocente.No entanto ele sentia o coração penetrado pela exortação de Jesus para a renúncia de se.


Escutava a divina mensagem e compreendia claramente o seu significado: “E se teu olho for para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga longe de ti. É melhor entrares com um só olho na vida do que com os dois seres lançado no fogo do inferno.”Substancialmente que diferença existe entre o reino dos céus da alma em estado de graça e o Paraíso? César Pisano toma os seus grandes olhos, luminosos e expressivos e os oferecem a Jesus. Alessandro Manzoni faz uma sublime observação a propósito da aceitação cristã. “Aceitar – ele escreve – aquilo que não se poderia recusar! São palavras que até parecem não ter sentido para quem ver somente o efeito material; mas são palavras de um sentido claro e profundo para quem entende em sua aceitação da mente e no despojar-se da própria vontade é ainda igualmente difícil, igualmente importante seja que o efeito depende dela ou não, seja no consenso como na escolha.”Conformar-se ao impossível! Que merecimento se tem? É a pergunta que faz o mundo de hoje. Aqui mesmo está a força do cristianismo: no deixar aceitar a vontade de Deus. É como um oferecer-se em sacrifício. É o coração que age. E o sentimento que a inspira e vale mais que a matéria oferecida. Mediante a aceitação o sacrifício se renova, revive como uma dádiva a Deus. No fundo a santidade de nossa parte está toda aqui: dizer sim ao Senhor, do qual nos vem todas as graças.O nosso jovem que superou todas as provas agora diz “sim” ao seu Senhor.


Será cego para dar gloria a Deus e cumprir a sua vontade. Fará tanta penitência para se mesmo e para os pecadores. E assim chegamos à vocação religiosa suavemente sustentada pela boa Irmã Filha da Caridade e que se consolidou através do seu encontro com o Dom Orione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

relojes web gratis

SEJAM BEM - VINDOS AO NOSSO BLOG

“O eremita sempre foi uma figura especial na religião. Esse ser deve existir também na Obra da Divina Providência:

viver quase como um constante sacrificio, voz constante do amor de Jesus pela salvação dos irmãos...

Os antigos tiveram suas legiões de fortes... e Cristo não terá a sua falange sagrada que, no sacrifício contínuo de uma vida imaculada e de um trabalho assíduo, ore e seja como que um grito do amor de Jesus, que o aplaque e implore pela vitó¬ria dos campeões da ação católica no meio da sociedade e apresse a conversão dos pecadores, a união dos pobres ir¬mãos separados, o triunfo da Igreja e do Pontificado? Ah, sim! Sem dúvida, deve existir. O Espírito de Deus, que faz nascer das pedras os filhos de Abraão, o Espírito de Deus alimentará a vida constantemente...

Até quando houver um pedacinho de chão onde Jesus possa estabelecer-se, até quando houver uma rocha e sobre ela uma cruz, os eremitas existirão!... Surgi, então, surgi, com o coração cheio do amor a Jesus, ó irmãos eremitas!

Saúdo a vossa chegada como uma bênção de Deus, inclino-me perante vós, chamados para fazer um grande bem! Mil vezes vos abençôo e mil vezes vos amo”